Os Alcorrazes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Historial

Ir para baixo

Historial Empty Historial

Mensagem  Homem do Fole Qui Jan 03, 2008 2:17 am

A música popular na região de Setúbal teve na década de sessenta um período de grande implementação com o aparecimento do grupo “Os Galés”. Mário Regalado seu intérprete foi autor da maioria das músicas então gravadas e as suas composições iriam permanecer na mente das gentes de Setúbal e de Sesimbra até aos nossos dias. Mais tarde Setúbal teve em Xico da Cana e no seu conjunto a continuidade, tendo este, pela sua interpretação, tornado a música “Rio Azul” um autêntico hino da cidade. Sesimbra viria também recentemente a continuar o legado de “Os Galés”, com o grupo “Nova Galé” liderado por Reinaldo Nunes, que viria a ter um papel importante no incentivo à criação de um novo grupo de música popular em Setúbal.

Foi a música “Os Alcorrazes”, de sua autoria, alusiva à 3ª Taça de Portugal conquistada pelo Vitória em 29/05/05, que iria incentivar um grupo de Vitorianos que a comemoravam, passados dois anos, num jantar na Pizzaria Mozarella, organizado por Miguel Reizinho onde também se encontraram, “Zé Russo”, “Papa Chocos”, Eduardo Pereira, Ricardo Mira, Miguel Sena, “Lito”, Paulo Oliveira, entre outros.
“Tó Jó”, líder do VIII Exército, gravou esta música, interpretada por Ricardo Mira e que foi por todos acompanhada e encarregou-se de a divulgar pela Internet.

Falou-se então de organizar o grupo, preparar a sua composição e verificar a qualidade dos integrantes. Constatou-se que uma guitarra clássica, um acordeão e um instrumento de marcação, seriam necessários para a sua formação. Nuno Ferreira, Rui Reis e o “Zé” Costa, foram uma excelente solução para esta carência.

Constituído actualmente por sete elementos, “Os Alcorrazes” ensaiaram pela primeira vez no dia 7 de Julho de 2007, numa garagem a que chamam “Santuário de Azeitão”, que viria a ser o seu local de ensaios. Com instrumentos de cariz tradicional (acordeão, cavaquinho, guitarra clássica, ferrinhos e bombo) alguns deles típicos da região (cana, reco-reco e bilha, sendo esta um símbolo do grupo onde se vê o emblema do Vitória).

O grupo apresentou-se pela primeira vez no dia do primeiro ensaio num serão musical organizado por Reinaldo Nunes, na Escola de Samba Quilombo de Santiago, perto de Sesimbra onde exibiu a sua primeira música original “Setúbal minha cidade”.


“Os Alcorrazes” evoluíram então para um projecto de música popular com o intuito de enaltecer o que de mais positivo existe na terra e na região, nas suas gentes e artes, num constante e inevitável sentimento Vitoriano. São estes os temas que os inspiram na originalidade musical, caracterizada pela sonoridade a que chamamos MP3C (Música Popular dos 3 Castelos).

A 15 de Setembro, dia da cidade e de Bocage o grupo estreou-se em Setúbal na marisqueira “O Fernando”, seguindo-se-lhe a apresentação pública oficial numa escala mais abrangente, num espectáculo de homenagem póstuma a Xico da Cana, “A voz do Rio Azul”, grande setubalense, vitoriano e acima de tudo um Amigo.

Nos 5 primeiros meses de existência “Os Alcorrazes” já contam com participações de destaque em alguns dos palcos mais emblemáticos de Setúbal, nomeadamente: Fórum Luísa Todi, Estádio do Bonfim, Pavilhão Antoine Velge, Auditório do Centro Paroquial da Anunciada, Museu Michel Giacometti, INATEL, Festas de S. Julião, SetFesta, Rádio Azul, Rádio PAL, Rádio Jornal de Setúbal e Rádio Voz de Setúbal, entre outros.

Presentemente “Os Alcorrazes” acabam de lançar o seu 1º trabalho discográfico, “NA BRASA”, constituído por 14 temas originais que reflectem uma inegável boa disposição e um sentimento muito próprio de quem ama este pedaço de mundo plantado à beira do Sado.

Orgulhosamente Sadinos e Vitorianos!

“Os Alcorrazes”
Homem do Fole
Homem do Fole

Mensagens : 78
Data de inscrição : 04/11/2007
Idade : 44
Localização : Só sei de onde venho....Não sei para onde vou.....mas gosto de cá estar! lol

http://www.hortodocampogrande.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos